segunda-feira, 23 de março de 2015

Congresso das Poesias Vivas - "O Sentimento" segundo eles



“O sentimento, 
 É a menor unidade de energia 
 Contida dentro de uma emoção 
 Espalhada pelo universo de um só..” 
- Marin Chêne 

“O sentimento, 
 É uma pluma que faz cócegas 
 Quando nos aproximamos de nossa mente 
 Pois do coração, 
 É que parte o vento..” 
- Henry Dernier 

“Emagreço, 
 E o meu sentimento não diminui.. 
 Envelheço, 
 E ele não passa.. 
 Eu mudo de lugar, 
 E ele não fica.. 
 Já nem sei mais o que fazer 
 Para dar-lhe um princípio 
 Já que as finitudes nem lhe arranham...” 
- Vinício Candelária 

“A felicidade do escritor é o pensamento que consegue transformar-se completamente em sentimento, é o sentimento que consegue  transformar-se completamente em pensamento.” 

“Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão  todos os meus maiores sentimentos.” 

“Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz.” 

“É pelo nosso amor-próprio que o amor nos seduz. Como resistir a um sentimento que embeleza o que temos, que nos restitui o que  perdemos e nos dá o que não temos!” 

“O resultado do pensamento não tem de ser o sentimento, mas a atividade.” 

“Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse  sentimento.” 

“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.” 

“Superiores pelo amor, mais dispostas a subordinar a inteligência e a atividade ao sentimento, as mulheres constituem  espontaneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens.” 

“Na verdade, só existe prazer no uso e no sentimento das próprias forças, e a maior dor é a reconhecida falta de forças onde elas  seriam necessárias.” 

“Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.” 

“A verdadeira arte não é só a expressão de um sentimento, mas também o resultado de uma inteligência viva.” 

“Não é a força do sentimento elevado, é a sua duração que faz os homens superiores.” 

“Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a  canção dos povos alegres é triste.” 

“Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado. E os gregos viam muito lucidamente. Por isso pouco sentiam. Daí a sua perfeita  execução da obra de arte.” 

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância.  Faço paisagens com o que sinto.” 

“Tenho tanto sentimento
 Que é frequente persuadir-me
 De que sou sentimental,
 Mas reconheço, ao medir-me,
 Que tudo isso é pensamento,
 Que não senti afinal.

 Temos, todos que vivemos,
 Uma vida que é vivida
 E outra vida que é pensada,
 E a única vida que temos
 É essa que é dividida
 Entre a verdadeira e a errada.

 Qual porém é a verdadeira
 E qual errada, ninguém
 Nos saberá explicar;
 E vivemos de maneira
 Que a vida que a gente tem
 É a que tem que pensar.” 

“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.” 

“Somos donos de nossos atos,
 mas não donos de nossos sentimentos;
 Somos culpados pelo que fazemos,
 mas não somos culpados pelo que sentimos; 
 Podemos prometer atos, 
 mas não podemos prometer sentimentos...
 Atos são pássaros engailoados,  
 sentimentos são pássaros em voo.” 

 "Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto,
 Mesmo quando a situação não for muito alegre...
 E que esse meu sorriso consiga transmitir paz  
 para os que estiverem ao meu redor.
 Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...
 Que me veja como um ser humano completo,
 que abusa demais dos bons sentimentos
 que a vida proporciona,
 que dê valor ao que realmente importa,
 que é meu sentimento...e não brinque com ele." 

“Pretendo descobrir 
 No último momento
 Um tempo que refaz o que desfez,
 Que recolhe todo sentimento
 E bota no corpo uma outra vez... 

... Depois de te perder,
 Te encontro, com certeza,
 Talvez num tempo da delicadeza,
 Onde não diremos nada;
 Nada aconteceu.
 Apenas seguirei
 Como encantado ao lado teu.”  

“Qualquer amor há de sofrer uma perseguição assassina. Somos impotentes do sentimento e não perdoamos o amor alheio. Por isso,  não deixe ninguém saber que você ama.” 

“Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.” 

“Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que  somos livres.” 

“Fiz quase tudo certo. Errei quando coloquei sentimento.” 

“Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e  deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.” 

“A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija,  transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?  
 Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as  coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.” 

“Se me perguntarem qual o sentimento que considero mais bonito ou mais importante, vou abrir um  sorriso e dizer: O  correspondido!” 

“O pensamento 
 É um sentimento que aprendeu a nadar..." 
- Eduardo Carval  




Nenhum comentário:

Postar um comentário