domingo, 22 de fevereiro de 2015

Congresso das Poesias Vivas - "Escrever" segundo eles



“Escrever 
 É plantar sem jardim 
 Regar sem água 
 Iluminar sem sol.. 
 Escrever, 
 É perpetuar a espécie 
 Uma espécie em extinção: 
 Os menestréis sem estrada...” 
 - Marin Chêne 

“Já que eu não posso te amar 
 Escrevo-te 
 Abraçando em palavras 
 Um beijo a cada linha 
 E o clímax ao fim do texto.. 
 Se eu não escrevesse 
 Eu não regozijaria tudo isso que eu posso de ti...” 
 - Henry Dernier 

“Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas  para justificar o que escrevi.” 

“Amo a minha vocação, que é escrever. Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor,  mas não tem poder.” 

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem  importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto.” 

“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma  impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.” 

“Escrever é ter a companhia do outro de nós que escreve.” 

“Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial.” 

“Não se pode escrever nada com indiferença.” 

“Escrever é um ócio muito trabalhoso.” 

“Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.” 
 - Voltaire 

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você  coloca ideias.” 

“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.” 

“Para escrever bem deve haver uma facilidade natural e uma dificuldade adquirida.” 

“Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens.  Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não  fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias.” 

“Eu vivo à espera de inspiração com uma avidez que não dá descanso. Cheguei mesmo à conclusão  de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo, mesmo mais que amor.” 

“Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um  vazio extremamente perigoso: dele arranco sangue. Sou um escritor que tem medo da cilada das  palavras: as palavras que digo escondem outras - quais? Talvez as diga. Escrever é uma pedra  lançada no fundo do poço.” 

“Outras palavras 
 De outras bocas 
 Afastaram-te do meu dossel.. 
 Mas ele resiste a tudo 
 Porque somente ele é fiel, 
 À minha verdade que sustenta e protege, 
 As nossas eternas e doces palavras, 
 Inspiradas em algo imaculável: 
 O não sei quê que pari por ti.” 
 - Eduardo Carval 



2 comentários: