terça-feira, 10 de outubro de 2017

Outras Coisas de Casal












Eu 
Coisa quebrada tua 
Num ato teu 
De coragem para os outros 
Covardia para mim 
Era assim que eu era 
Mas veio o verão 
Depois daquela primavera 
O sol me juntou 
E a natureza me disse 
Que sou mais do que uma coisa 
Que eu não estava quebrado 
E que nunca fui teu.. 


A posse humana 
Invadir o outro na relação 
E proteger contra terceiros 
Não são amantes 
São perigosos posseiros 
Que se adonam do abandono, 
Do ser 
Por parte do próprio ser, 
    que não é 
    enquanto não for livre... 


Foi jogar bola, 
Era o discurso 
Mas foi pro bar, 
A realidade.. 
Quando os amigos, 
Tornam-se o dever ser 
A relação já era.. 


Se um dia, 
Tu perderes a vontade de presentear alguém 
É porque este alguém, 
Já não merece mais futuro contigo.. 


Ordens, 
Envelhecem o casal 
Pedidos, 
Adoçam o amor.. 


Tens uma corrente imaginária 
Do teu pescoço às mãos dela 
Quase vejo os elos 
Ainda fortemente ligados, 
Pela fragilidade do teu cadeado, 
    que conhecemos por medo.. 


Viajam para fugir 
Da rotina cotidiana 
Chegam lá, 
    e se encontram 
Com a praxe fugidia.. 


Ele me disse que queria o divórcio 
Pois encontrou caso antigo, 
    mal resolvido 
Não falei nada 
Deixei que o vazio tomasse conta 
Da ideia que o rodeia 
Porque o passado é um vácuo, 
Hermético 
Não há espaço para respirá-lo.. 


A certidão de casamento 
É a única prova em forma de documento 
Das incertezas da união 
Ou, mais simplesmente 
É a única certeza da união.. 


Ela apanhou tanto no amor 
Que hoje, 
    depois daquele amor,
    ou melhor, daquilo 
Defende-se de toda possibilidade 
Mesmo que surgisse um amor verdadeiro... 


Aquele que ignora 
A importância dos filhos na manutenção do casamento 
Ou nunca teve filhos 
Ou é um ignorante por excelência... 


Depois da separação, 
Aquelas frases idiotas que assustam, 
    tamanha a idiotice: 
“Puxa, mas ela é tão bonita...” 
Aos idiotas, 
O sarcasmo.. 


Tu não és mais dela 
Tu é da janela 
Aquela, 
    de sempre 
Que até então, 
    recusaste abrir a cortina... 


Não há casais modernos 
Nem têm casais antigos 
Só existe casal 
Quando ambos são amigos.. 


Nunca deve se pedir ninguém em casamento 
Primeiro, 
Experimentem morar junto, 
A mula e o jumento.. 


Estude bem o parceiro 
Antes de qualquer forma de união 
Para que depois do fim 
Não perceba que ali o ódio se escondia sim.. 


Um dia 
Deixarei de falar de amor 
De casais 
E de tudo o que não me compete.. 
É que sou solteiro 
Posso falar de tudo 
Até de liberdade... 


Músicas românticas 
São aquelas que embalam os casais 
No seu tempo 
Precisam ser lentas, 
Quase jacus, 
E doces 
Porque todo meio ácido 
Precisa de uma vontade básica, 
    e dupla 
De que haja equilíbrio.. 


"Coisas de Casal" - Rita Lee/RC - Rádio Taxi / Thayz B. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário