segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Eu Também


Deu no rádio agora de manhãzinha, atropelaram a muda quando ela foi atravessar a BR na Lapa, corpo tão desfigurado que só sobraram os documentos, Maria Luísa dos Santos, o motorista assassino fugiu. Fiz isso com três cães em minha vida, sempre à noite, ou eles morriam ou eu capotava. Nem parei, os que vinham atrás de mim não parariam para mim, eu me misturaria aos cães. Qual a diferença entre mim e o motorista de ontem à noite? Não sei ao certo, acho que ambos somos criminosos contra seres vivos. A muda gemeu, os cães latiram, mas os veículos seguiram a mais de cem quilômetros por hora. Maria Luisa não conseguiu ir além dos seus vinte e poucos anos, quem sabe arriscar-se assim foi um jeito de ela gritar pela primeira vez ao mundo, pela boca de um jornal sensacionalista. Fiquei pensando, caso ela falasse, o que diria ao se aproximar da estrada noturna. Mas ela não diria nada, pois era surda-muda, ela nem ouviu o carro. Fiquei pensando nas pessoas que não são deficientes auditivos, por quais razões não fazem o uso da voz. Não é por economia, eu sei. E também naquelas pessoas que têm voz, mas apenas escrevem. Nem sei por quê não é. Entretanto, a relação do ser humano com o mundo ao seu redor, é um tanto desrespeitada por algumas pessoas que mergulham naquele redor alheio, como se o indivíduo fosse uma ilha. Boiam e falam, imergem e escrevem, sobre o outro em sua pequena porção terrestre em meio à infinitude marinha. Eu faço isso. Tenho uma voz modéstia parte agradável à coxa do ouvido delas, mas tenebrosa quando gravada. É por isso que escrevo. Não me gravo cantando. Mas posso reler-me, escrevendo. Doutro lado, o mundo anda complicado, não se pode mais ficar quieto, chega gente para incomodar os silentes, acalmados, serenos e tranquilos. Novas casas estão sendo construídas sem campainha. Lá dentro, não há mais telefone fixo, a desculpa de que o celular estava carregando é ótima. Mas o povo insiste contra a hibernação voluntária e temporária. Até os pássaros estão incomodando-os, invadindo seus lares-repouso incitando-os à ação. Os pássaros que também não falam, porque piam, é o que coube a eles. Mas nossos encolhidos & quietinhos interpretam que os pássaros são mensageiros, do bico deixam e levam encomendas, presentes, recados ou algo semelhante. E recolhem-se cada vez mais em sua casamata, sua casa na mata. E esperam o mensageiro sair, fecham as janelas, os olhos, a boca, as coxas e o coração... 

Tutorial – já que é assim, louvemos a passarada, numa das mais belas músicas do cancioneiro brasileiro.. 
"Cheiro de Mato" - Fátima Guedes - Cantora Luss 



Nenhum comentário:

Postar um comentário