quarta-feira, 27 de abril de 2016

As Sombras de um Carvalho




 ...e chega o dia 
 Em que tudo acaba e o poeta, 
     precisa escrever sobre ele mesmo.. 
 Mas isso é impossível, 
 Poesia não é ficção... 



 Ser compositor, 
     É juntar as coisas.. 
 Não posso, 
 Não tenho o que juntar com as minhas coisas... 



 Ser poeta, 
     é contar o que não se vive 
 Se se vivesse, 
 Não seria contado, 
     seria vivido.. 
 Um poeta a menos, 
 Uma vida a mais... 



 Uma gangue de pensamentos, 
 Invade a casa da minha noite 
 Fazem uma festa 
 E só vão embora dali umas duas horas.. 
 Deixando para mim, 
 A tarefa de limpar toda a sala, 
 Repleta de palavras pelo chão... 



 Quando um amor vai embora, 
     o poeta não chora: 
     escreve 
 E escreve tanto 
 Como se a escrita, 
 Acompanhasse aquele amor 
 É uma forma lírica, 
 Educada e sutil, 
 De respeitar um adeus. 



 Canetas são canetas, 
 Apenas na vertical 
 E eu aqui, 
 Domando essa inspiração 
 Multidirecional no espaço da cama... 



 O desenhista em mim, morreu 
 Meu restante continua vivo, ainda 
 Esboçando frases, 
 Que não têm vida... 



 Não tenho estilo, 
     já disse isso algumas vezes 
 Reúno palavras, 
     sem técnica alguma 
 Somente as organizo, 
 Como se eu fosse um probo funcionário 
 Do meu público pensamento... 



 Um texto, 
 Precisa viver um tempo 
 Para depois, o leitor poder dizer 
     se ele tem vida 
     ou, se ele vai sobreviver.. 
 Quem o escreveu, 
 Desconhece qualquer tipo de morte 
 Pois só quer saber, 
 De papéis férteis ao seu redor... 



 Quando o poeta volta na sua última folha 
 Ele a vê como se fosse outro 
 Ambos, 
     leem 
 Mas só os poetas sentem algo 
 Os outros, 
 Nunca mais voltam ali... 



 Reconheço a fraqueza de minha poesia 
 Momento de calmaria 
 Onde o que era belo se afasta 
 Acompanhando a bela que se foi... 



 O escritor vai embora 
 De sua cidade-drama 
 Onde aprendeu a escrever.. 
 Praia ou campo, 
 E o mistério da continuidade ou não 
     da inspiração 
     que morava naquela cidade... 



 Tinta 
 Cai no lenço de papel 
 Feito lágrima requintada 
 De um humilde sentimento.. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário