segunda-feira, 15 de agosto de 2016

STAR TREK - A INSÔNIA (versão brasileira)















 A insônia 
 É uma angústia que se veste para sair 
     e não sai 
     e não se despe.. 


 Manhã azul 
 Olhos vermelhos 
 Noite amarela 
 Vida misturada 
 Vida em branco... 


 Todos aqueles em que penso 
 Nesta madrugada acesa no breu 
 Não sabem que eu, 
 Sei que me esqueceram... 
 Pois não precisamos lembrar dos afins 
 Só pensamos na água, 
      quando estamos com sede.. 


 Neste sereno de orvalhos 
 Vontade de ligar pra ela 
 E se ela, tão bela 
 Também acordada, atendesse 
 Pediria eu para ouvir as estrelas 
 Do céu de sua voz... 


 Insônia 
 É o outro lado da tua lua 
 Uma nova forma de criação 
 Reserva, só tua 
 Para quando não tiveres sol... 


 A madrugada 
 Outra convenção humana 
 Para acalmar organismos 
 Da inquietude por tanta luz desperdiçada.. 


 Noite longa 
 Casa fria 
 Pátio ameno 
 Houve um tempo em que eu saía 
 Com vontade de sereno.. 


 O aço da noite 
 Nesta caserna disfarçada 
 Suporto tenente, 
     em descanso o frio da madrugada 
     em sentido o frio da vida 
     em continência o frio das gentes.. 


 A poesia 
 Tão elegante madame 
 Que tem até uma governanta, 
 A dona insônia.. 


 Escrever de madrugada 
 Onírico prazer 
 Só goza quem se despe 
 Do sono que é morrer... 


 De dia ele faz contas 
 Leva contabilidades 
 Para de noite fazer contos 
 Trazendo possibilidades.. 


 A melhor inspiração 
 Está na água corrente 
 E na noite em claro 
 Fluxos permanentes 
 Conduzindo ao impossível 
 Onde mora a imaginação... 


 Palavra enjoada 
 Essa tal insônia que não rima com nada 
 Preciso travesseiros e almofadas 
 Para combinar o que não conforta 
 Ou um pedaço de torta 
 Com uns goles de café 
 Tapear estômago é o jeito 
 Para quem não tem cafuné.. 


 Escrever pode ser bonito 
 Mas viver o que se escreve, 
 É impossível 
 Pois já está escrito 
 Assim como é o granito 
 Grão que em rocha virou 
 Escrevo o que já passou 
 Faço um piso 
 Que não é caminho pro futuro 
 Pois não leva a nada 
 Só faz atravessar madrugada... 


 O sono me preocupa 
 É sinal de velhice 
 Prefiro a insônia 
 Onde penso como se fosse novo 
 Em tudo o que eu ainda não disse 
 Tudo o que eu ainda não sei 
 O que eu ainda não fiz 
 Eu ainda não quis 
 Porque não amei.. 


 Insônia 
 Seu documento particular 
 De uso pessoal 
 Inválido para os outros 
 Nem sempre útil para você.. 


 Insônia 
 Ladeira da lua 
 Minha rua verdadeira 
 Onde caminho sem esperança 
 Atrás da mulher que dança, 
 Minha musa rendeira, 
 A poetiza nua.. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário