sexta-feira, 31 de julho de 2015

Furtando SINOPSES

Em Algum Lugar do Presente 

Eu e o filme. Troquei palavra final, depois de revê-lo, depois de décadas. Uma ficção que não traz a certeza de ser uma ficção. Deixa no ar a sensação de sonho, realidade em paralelo. A estória de um amor perdido no tempo, e seu eterno conflito com o espaço, dimensões que pedem acordo em comum para felicitar vidas. Vamos embarcar. 


Ele resolveu atravessar um portal, em razão de um sinal que começou a interpretar desenfreadamente. Conseguiu. Lá, encontrou alguém que lhe esperava. E foram felizes o quanto se permitiram. Entre a rapsódia e algumas lágrimas, tentei me transformar em protagonista de minha história. Existiu um grande amor em minha vida? Os amores do passado, algum deles poderia ter sido chamado de grande amor? Creio que não. Se houvesse, talvez ainda existisse, mesmo que distante ou ausente. Amores menores, isso sim. Que talvez não pudessem ser denominados amores. Há aqueles, que fazem da ilusão o tal grande amor. Outros, do interesse. E também existem os que nada fazem, como eu. Apenas, não viveram o seu grande amor. Ouvi uma pergunta, se eu esperei um dia que algum grande amor aparecesse em minha vida. Respondi que não. Que isso não se espera. Quem espera, pode fazer de qualquer coisa um grande amor, até mesmo a partir de uma ilusão. Então, como vivem os que não viveram e que não vivem um grande amor? Não estamos sós: vivemos acompanhados da solidão. A natureza, sábia, não nos abandonou. Mas como explicar as lágrimas durante o filme? Simples, devem-se à sensibilidade. Não temos ninguém, mas possuímos sensibilidade, desta vez reconhecida na emoção dos outros. Não choramos por nós, e sim pelo drama, alheio. Nem é questão de se colocar no lugar das personagens. Somente envolver-se com o enredo, a fotografia e a música do filme, acompanhando o desenvolver de uma arte que não vivenciamos. Quando insistiram na pergunta de que se eu ainda queria amar alguém um dia, eu calei. Calei pelo coração mudo. Meu coração silencia quando inquirido sobre as coisas da consciência. A minha razão, é soberana. Eu nunca despertei reconhecimento nas mulheres que cruzaram meu caminho, mesmo tendo elas não me conhecido direito. E essa falta de reciprocidade, criou em mim uma resistência, uma defesa, uma desesperança neste sentido afetivo. Por isso, as mulheres que eu conheço não sabem de mim. Eu escondo, entre tantas outras coisas boas, que não tenho sentimento, deixando para revelar isso apenas depois da incompatibilidade revelada. Eu ainda não sei bem o que é essa tal reciprocidade. Se eu soubesse, talvez eu não me emocionasse nos filmes de desamor. Talvez eu fosse à praia, andar ao seu lado de pés descalços na areia beirando o rasinho do mar. Talvez eu dançasse com ela na sala noturna uma suave música ao vinho. Talvez nos entregássemos aos abraços e aos beijos e aos atos sobre as horizontais. Talvez tanta coisa acontecesse, que eu ignoraria tempo e espaço. Uma condição que não me afasta da realidade. Porque eu, eu não sonho um grande amor - aliás, 'grande amor' é uma torpe redundância, basta se referir a amor e pronto, o que não for amor é apenas sentimento, não cabe ser grande ou pequeno. Já sei que não vim para amar, tampouco para ser amado. Mas isso não é um drama. Meus desenredos servem até como comédia. Mas eu tentei. Se não tive êxito, não foi por omissão. Estou feliz. Mesmo que em nenhum lugar do passado eu pudesse reencontrar alguém que eu não amei. Mesmo que em nenhum lugar do presente, exista alguém que pudesse vir a ser um grande amor para mim. Ter consciência disso, é abraçar a natureza do destino. Este, também não me abandonou: trouxe-me a poesia e a música para companhia. Juntando com a solidão e mais dois cães, já somos seis. É muita gente para que eu reclamasse de alguma coisa, qualquer coisa. A vida é tão bela, tem janelas e portas, pássaros e florestas, mares e horizontes, sóis, luas e algumas chuvas...Deixo então que os filmes falem por mim a linguagem que eu não domino: sou o menos indicado para falar disso. As lágrimas? Foram as notas do piano que trouxeram. Não se sabe se a estória do filme foi um sonho dele. Eu sei, que não há lugar no tempo da minha história onde se encontre meu amor. Ele nunca existiu. Ele não existe. Talvez, eu também não... 

RACHMANINOFF RHAPSODY” >> Somewhere in Time 




Nenhum comentário:

Postar um comentário