quinta-feira, 9 de abril de 2015

Post Scriptum

 O bóson de Higgs modificado: a partícula do Amor 


No maior laboratório experimental subatômico do hemisfério sul, localizado em ponto estratégico sobre o aquífero Guarani, em Piraquara/PR, cientistas tentavam a mais de 50 anos desvendar um dos mais intrigantes mistérios da humanidade: identificar e isolar a “partícula do amor”. Após uma infinidade de testes, envolvendo um sem número de acelerações e colisões de moléculas entre si, oriundas de secções quânticas cardíacas e cerebrais de cadáveres de pessoas apaixonadas e não apaixonadas, chegou-se à conclusão da inexistência de tal partícula, posto que sua massa atômica foi definida como zero, ou seja, incompatível com a vida e a morte. O mais perto que o valor atribuído a este número chegou foi da partícula da invenção, denotando-se que aquela, está apenas aproximada desta, e ainda por uma pequena fração de tempo. Portanto, concluíram os cientistas: O AMOR NÃO EXISTE. O comandante-em-chefe do laboratório, Dr Pedo Tomás Hawk, concedeu entrevista à repórter Fabi Luson: 

// - Dr, boa tarde. O que significa para a humanidade esta descoberta sobre a inexistência da partícula do amor? 
- Infelizmente, para alguns, é uma má notícia. Mas para a humanidade, é um salto tão grande quanto o de Neil Armstrong, em 1969. 
- Por que o Sr considera “má noticia”? 
- Porque muita gente nesse mundo, acredita que o amor tem consistência, massa, matéria, essência até, como se fosse um grão de areia por exemplo. 
- Mas se ele não é nada disso, como é que as pessoas amam? 
- Boa pergunta, garota. Como o amor tem número de massa atômica igual a zero, está próximo do número de massa atômica da invenção, já identificado como ínfimo, irrisório, mas existente. Essa proximidade nos leva a crer que eles têm a mesma significância, sentido, razão de ser, entende? Já conhecemos e catalogamos a invenção, portanto... 
- Não seria mais certo dizer “ilusão” ao invés de “invenção”? 
- Não. Porque a ilusão, é a criação espontânea a partir de algo existente. Na invenção, cria-se forçadamente a partir de algo pré-existente. 
- Um tanto confuso, Dr. 
- Lhe explico. Iludir-se, é fantasiar em cima do que já existe: ir um dia morar numa determinada praia, por exemplo. Já inventar, é elucubrar em cima dos seus sonhos com uma praia que você nunca viu antes, então inexistente para você, pois vem antes do que eventualmente exista. Os dois, diferem da vontade: esta, é ir mesmo morar lá, só não se sabe quando. 
- Mas como uma praia que eu nunca vi pode ser considerado algo pré-existente? 
- Fácil. A nova praia existe, mas você ainda não a conhece certo? O que existe são os seus apetrechos praianos: a sua cadeira, o seu guarda-sol, a sua esteira, o protetor solar, a canga, o biquíni, o chapéu de sol, etc... 
- Sim, mas e daí? 
- Daí que você fica passeando pela vida abarrotada de tralhas procurando uma praia pra se encostar. Quando encontra, descarrega feito estivador. O problema, é que as pessoas não devem andar por aí abarrotadas de quinquilharias marítimas, pois a relação ser humano/praia, só pode se iniciar a partir do encontro, e não estar pré-existente a ele. 
- E o que isso tem a ver como o amor? 
- Isso chama-se invenção. Você tem todo seu material e atribui a uma praia qualquer uma emoção e uma sensação, sem considerar respectivamente razão e sentido: amar antes do amado...amar antes de sentir...não pode isso. E junto com isso traz expectativas, sem considerar perspectivas. Traz ainda sonhos, deixando de lado a consciência. Desejos, sem se importar com as direções. Salivas, suores e hormônios, sem se preocupar com saúde. Você cria uma relação fantasiosa sobre um material que você já leva consigo. 
- Mas o que seria amar alguém então? 
- Talvez fosse melhor não carregar nada consigo em sua caminhada. Seguir leve, sem emoções, sensações, expectativas, sonhos, desejos, salivas, suores nem hormônios, deixando pra brotar tudo isso quando e se você encontrasse uma praia. Mas, cientificamente... 
- Não consigo estabelecer nexo com o caso das partículas. 
- Vamos lá. Tudo na natureza que é dúplice, deve surgir ou nascer conjuntamente, ao mesmo tempo. Veja nosso experimento: pegamos o coração de um apaixonado, seccionamos em diversas partes até encontrar o nó sinoatrial. Este, foi esquartejado e bombardeado à nível nuclear de sua última célula pulsante, até se esvair em gás: nada restou, tudo se dizimou, nada ficou, por conclusão o amor não existe. 
- Mas o que é que existe então, Dr? 
- Existe um cabedal de coisas que as pessoas ditas apaixonadas ou amadas ou algo que o valha, inventam e lançam no espaço, coisas que eu já disse. Pois nossa capacidade criativa é deslocada do mundo profissional e arrastada para o relacional, onde inventamos a tal emoção, acusando o outro como causa dela. 
- Seria como uma nuvem em torno de um sentimento, então? 
- Isso, você está quase entendendo, mas esqueça da palavra sentimento, fique só com a nuvem. 
- Mas as nuvens fazem chover, Dr! 
- Vá até uma nuvem, e veja o que há dentro dela. Tente trazer algo de lá. 
- Mas eu me emociono quando estou ao lado do meu namorado Paulão. O que é isso para o Sr? 
- Isso é a consequência da sua invenção. Você trouxe para o Paulão, tudo aquilo que você já viveu, e tudo o que ainda não viveu também. Ou seja, ele é para você uma consequência das suas experimentações, ora sucessos, ora frustrações. Paulão serve como seu depósito, você acha que precisa ser fiel em nele depositar. 
- Muito materialista isso, me desculpe, Dr. 
- Sim, isso mesmo: tratamos aqui de materializar o que não existe! Por isso os relacionamentos não dão certo. 
- Mas e aqueles que dão? 
- São pura convenção. São as invenções mais elaboradas, mais adornadas, mais enfeitadas, mais cheias de penduricalhos e balangandãs e outras coisas mais que o casal inventa para se sustentar no ar, pois não isolamos a molécula do amor. Identificamos apenas os integrantes das nuvens que os amantes desenham ao redor do nada. São líquidos, que ressecam no tempo e no espaço. 
- Mas como nada Dr, se Paulão me vira a cabeça? Fico molhadinha em sua presença? 
- Paulão vira, revolve, mexe é nos seus objetos de praia. Ele arma o guarda-sol, abre a cadeira, estende a esteira, tira a sua canga, amarra e desamarra o biquíni, passa protetor em você e por aí vai. Vocês não adquiriram nada juntos, não se conheceram na praia, compartilham a rede social, mas não a realidade. Ele trouxe a prancha dele, a bola de futebol, o bermudão, o chinelo... 
- Eu queria entender, mas não consigo, confesso. Acho que o Sr nunca foi amado. 
- Ahahaha. Você está num laboratório científico, não num consultório psicológico, minha querida. Mas eu lhe respondo: eu penas gostei de alguém. Ela, não sei se ainda gosta de mim. Vivemos juntos mas não nos amamos, porque O AMOR NÃO EXISTE: hoje eu posso dizer isso com base científica! Eureca! Uhull, como vocês escrevem por aí! 
- Arrá! Então significa dizer que o gostar é uma partícula que foi isolada? 
- Claro, há mais de 20 anos. Cuja massa atômica é infimamente superior a da invenção, entende? Podemos calcular o gostar, como aquele sentimento que eu pedi para você deixar em reservado agora pouco. 
- Algo mais vocês descobriram desta vez, digno de destaque? 
- Sim, nossa equipe B fez pesquisas intensas e conseguimos isolar o silêncio. Conclusão: O SILÊNCIO É A VOZ MAIS FORTE. Que fala mais alto, que grita mais longe, que diz mais coisas e que toca mais fundo. Iniciamos os trabalhos em maio, demorou alguns meses, mas pudemos reconhecer enfim que o silêncio é capaz de impedir praticamente tudo, até mesmo uma nova amizade, um afeto sem nome, um gostar sem desejo, algo fraterno sem intenções. Seu peso molecular é tão alto, que ainda não conseguimos um cantinho na tabela periódica dos elementos para oficializá-lo regularmente. Em breve, divulgaremos tal descoberta. 
- Puxa...mas então...Paulão...paixão...quer dizer que é tudo invenção? 
- Além disso, é também uma confusão fonética, que atrapalha a semântica da coisa: achamos ser sensação e emoção, aquilo que na verdade não passa de invenção e elucubração. Rica língua portuguesa, onde podemos mas não devíamos roubar palavras chiques para vestirmos realidades mórbidas. 
- Ok, Dr. Obrigada pela entrevista, aguardaremos a publicação oficial de sua tese. – Fabi equilibrava lágrimas nas pálpebras trêmulas de imaginar. 
- Não há de quê, mocinha. Mas não se avexe, tudo na vida que exige reflexão, é mesmo difícil de se compreender. Apareça lá em casa, leve o Paulão que eu explico melhor nossa histórica descoberta pra vocês. 
- Onde o Sr mora? 
- Em Pontal do Paraná. 
- Obrigada, não quero saber de praia. // 



ENTÃO EU ME PEGO PERGUNTANDO: O QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI, NESTE BLOG? QUE COMPETÊNCIA, CAPACIDADE OU QUALIFICAÇÃO EU TENHO PARA FALAR DE AMOR? CHEGA DISSO TUDO NÉ? DEU PRA MINHA BOLINHA VIRTUAL. TAMBÉM ROUBO PALAVRAS CHIQUES DA RICA LÍNGUA PORTUGUESA, COMO POESIA, POEMA E CONTO, PARA VESTIR MINHAS DIVAGAÇÕES SENSORIAIS QUE EU LANÇO E LARGO POR AQUI, ELAS NÃO PODEM SAIR DE MIM E CHEGAR NUAS, O BLOGGER ME CENSURARIA. PENSO QUE DR PEDO ESTÁ CERTO. É O FIM DOS FINS, POIS ATÉ CAZUZA, QUE EU ODEIO, TAMBÉM ESTAVA CERTO: “O NOSSO AMOR A GENTE INVENTA PRA SE DISTRAIR, E QUANDO ACABA A GENTE PENSA QUE ELE NUNCA EXISTIU”. AIAI...PAULÃO E FABI SABEM NADA DA VIDA, INOCENTES. ÀS VEZES EU PENSO QUE SERIA MELHOR VIVER ASSIM, SEM SABER MUITO DA VIDA. POIS QUANTO MAIS A GENTE SABE, MAIS EVITA ACELERAÇÕES E COLISÕES. E SE O CERTO PARA A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE NESTE MOMENTO FOR ISSO MESMO, SOFRER PARA APRENDER? SERIA EU UM BOIADEIRO ERRANTE? SERIAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? LÁ SEI, COMO DIRIA KELLEM PATRÍCIA, A PARAENSE TARADA FILHA DO SARGENTO GENTE-FINA. A MAIORIA DAS PESSOAS ESTÁ PRONTA, COM SUA CÔMODA DE AMOR PRA DAR. GAVETAS VAZIAS, NEM CABEM APETRECHOS DE PRAIA, DÃO O QUE NÃO EXISTE, FOI INVENTADO. E EU AQUI, TAMBÉM BOTANDO SAL NESSA SOPA RALA, TAMBÉM DANDO MILHO AOS POMBOS, SEM CANGA PRA TIRAR NEM EM QUEM PASSAR PROTETOR. ACHO QUE EU PRECISO ME REINVENTAR: VOU PRA PONTAL ESSE FIM DE SEMANA, BATER UM PAPO COM DR PEDO À BEIRA-MAR SOB UM GUARDA-SOL QUALQUER, COMER CAMARÃO-AO-BAFO COM CERVEJA ARTESANAL. OU ENTÃO LIGAR PRA FABI, PERGUNTAR SE ELA QUER UMA DEMORADA SESSÃO DE MASSAGEM TARUMÂNTIKA SEM SEXO, BESUNTADA DE ÓLEO RELAXANTE, COISA QUE EU APRENDI COM A MINHA AMIGA SOLIDÃO: DAR PRAZER ÀS OUTRAS, UM BEM-ESTAR ÉTICO E SEM PRECONCEITO. PAULÃO NÃO PRECISA SABER. NÃO HÁ TRAIÇÃO NESTE MUNDÃO: “o amor não existe”. TOMARA QUE, DURANTE A SESSÃO, FABI CONVERSE BASTANTE COMIGO... 




 p.s.: desculpa aí, Cazuza! Mas Poeta, é o Caetano... 
 tó essa homenagenzinha pra você,  
 afinal tudo na vida tem sua exceção: "Poema", versão do Ney, é a tua.  
 Abrazz, Edw: em busca do pote de ouro (sanidade)... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário