terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Congresso das Poesias Vivas - "A Solidão" segundo eles




A solidão era fera indomada no passado 
Hoje é cria mansa no presente 
E nada será amanhã diferente disso 
Por não haver futuro, ou seja: 
Por causa da eternidade do presente.. 
- Marin Chêne 

Sou companheiro da solidão 
Jamais viverei só 
Enquanto ela for retórica através das minhas mãos... 
- Henry Dernier 

A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais. 

Quem não souber povoar a sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente. 

É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio. 

Quem ouve música, sente a sua solidão 
De repente povoada. 

O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só. 

Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas…Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia. 

Como se comporta a Sua Solidão? Minha solidão? Há uma solidão que é minha, diferente das solidões dos outros? A solidão se comporta? Se a minha solidão se comporta, ela não é apenas uma realidade bruta e morta. Ela tem vida. 
- Bachelard 

Cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exacta do valor de sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente o que é. 
- Arthur Schopenhauer 

No fundo, é isso a solidão: envolvermo-nos no casulo de nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar. 
- August Strindberg 

As obras de arte são de uma solidão infinita. 
- Rainer Maria Rilke 

O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão. 

Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas... 

Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer. 

Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. 

Sofra a dor real da solidão porque a solidão dói. Dói uma dor da qual pode nascer a beleza. Mas não sofra a dor da comparação. Ela não é verdadeira. 

A solidão só me dá prazer na medida em que sei que ela é uma escolha. Solidão só dói quando é inevitável. / 
A solidão não precisa ser aniquilada, ela só precisa de um sentido. Eu não saberia dizer que outra coisa mais benéfica há para isso do que livros. Uma biblioteca com mil volumes é um exército que não combate a solidão, mas a ela se alia. / 
Nossa solidão é nossa casa e necessita abrir horários de visita, hospedar, convidar para o almoço, cozinhar com afeto, revelar-se uma solidão anfitriã, que gosta de ouvir as histórias das solidões dos outros, já que todos possuem seus descampados. / 
A solidão não precisa se valer apenas do monólogo. Pode aprender a dialogar e deve exercitar isso também através da arte. Há sempre uma conversa silenciosa entre o ator no palco e o sujeito no escuro da plateia, entre o pintor em seu ateliê e o visitante do museu, entre o escritor e o seu leitor desconhecido. Ah, os livros, de novo. De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e seu silêncio ganhará voz. / 
Permita que sua solidão seja bem aproveitada, que ela não seja inútil. Não a cultive como uma doença, e sim como uma circunstância. Em vez de tentar expulsá-la, habite-a com espiritualidade, estética, memória, inspiração, percepções. Não será menos solidão, apenas uma solidão mais povoada. /
Ah, os livros, outra vez. / 

Dá-me tua taça de solidão, mulher 
Que este homem te oferece um brinde de companhia 
Para depois voltarmos à serenidade de nossos estios.. 
- Eduardo Carval 


Nenhum comentário:

Postar um comentário